Title: Relação da entrada que fez o Excelentíssimo, e Reverendíssimo Senhor D. Fr. António do Desterro Malheiro Bispo do Rio de Janeiro, em o primeiro dia deste presente ano de 1747 havendo sido seis anos Bispo do Reino de Angola, donde por nomeação de Sua Majestade, e Bula Pontifícia, foi promovido para esta Diocese

Writers: Luiz Antônio Rosado da Cunha; anônimo ou sem identificação


https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_images/obras/663010f32f78a.jpg

Information about the document

Source(s)

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin Digital. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/.

Description

Blake aponta ainda como título "Relação da entrada que fez Dom Frei Antônio do Desterro Malheiro Bispo do Rio de Janeiro, em o primeiro dia deste presente Ano de 1747". Segundo a Brasiliana, " Trata-se de um folheto de 24 páginas escrito pelo juiz-de-fora Antonio Rosado da Cunha, o qual narra as celebrações decorrentes da vinda de D. Antonio do Desterro Malheyro, novo diocesano da cidade do Rio de Janeiro, em 1747. Nele, são citados o desembarque, a hospedagem, a visita à ópera, as passagens processionais e as homenagens feitas ao bispo. O tema do documento é, portanto, passageiro, mas seu valor histórico advém, principalmente, das circunstâncias de sua impressão, se dando esta num momento que antecede em mais de meio século a vinda definitiva da imprensa para o Brasil, quando a prática ainda era interdita na colônia. Antonio Isidoro da Fonseca foi impressor em Lisboa e fundou, no Rio de Janeiro, uma oficina tipográfica de onde saíram, comprovadamente, três obras, dentre elas, a Relação da entrada [...], considerado este o primeiro livro impresso no Brasil. O exemplar da Relação da entrada [...] disponibilizado pela Brasiliana pertenceu a Rubens Borba de Moraes. A julgar pelo exemplar, este foi encadernado e possivelmente adquirido em Paris.".


Publicado n'O movimento Academicista Brasileiro.

ABNT reference of the work

CUNHA, Luiz Antônio Rosado da. Relação da entrada que fez o Excelentíssimo, e Reverendíssimo Senhor D. Fr. António do Desterro Malheiro Bispo do Rio de Janeiro, em o primeiro dia deste presente ano de 1747 havendo sido seis anos Bispo do Reino de Angola, donde por nomeação de Sua Majestade, e Bula Pontifícia, foi promovido para esta Diocese. Rio de Janeiro, RJ: Segunda Oficina de Antônio Isidoro da Fonseca, 1747.



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"