Title: Relação e notícia da gente que, nesta segunda monção, chegou ao sítio do Grão-Pará e às terras de Mato Grosso, caminhos que fizeram por aquelas terras, com outras muito curiosas e agradáveis de rios, fontes e frutos que naquele país acharam

Writer: anônimo ou sem identificação


Information about the document

  • Alternative title: Relaçam e noticia da gente, que nesta segunda monção chegou ao sitio do Grão Pará, e as terras de Mato Grosso, caminhos que fizerão por aquellas Terras, com outras muito curiosas, e agradaveis de Rios, Fontes, fructos, que naquelle Paiz acharão
  • Languages: Português
  • Genres: Literatura informativa e de viagens
  • Type: Obra Literária
  • Publisher: Oficina de Bernardo António de Oliveira, Lisboa, Portugal
  • Publication year: 1754
  • Medium: Impresso

Source(s)

  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.

Description

Este raríssimo folheto de cordel é escrito em forma de carta de um português recém-chegado no Pará a um senhor de Lisboa. Ele escreve que a viagem durou cinquenta e um dias e que quase todos chegaram doentes. Ele elogia o bom clima, o baixo preço da carne e o método simples e prático usado para construir uma cabana para se viver. O país, na época, é habitado esparsamente, mas ele espera que mais pessoas, em breve, cheguem de Portugal. Ele encerra descrevendo uma enorme cobra que conseguiria engolir um bezerro e conta sobre a chegada de um navio negreiro, de onde todos os negros eram vendidos.

ABNT reference of the work

RELAçãO e notícia da gente que, nesta segunda monção, chegou ao sítio do Grão-Pará e às terras de Mato Grosso, caminhos que fizeram por aquelas terras, com outras muito curiosas e agradáveis de rios, fontes e frutos que naquele país acharam. Lisboa, Portugal: Oficina de Bernardo António de Oliveira, 1754.



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"