Title: Suplemento Juvenil

Writer: anônimo ou sem identificação

Organizator: Adolfo Aizen


https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_images/obras/65c295393aec6.jpeg

Information about the document

Source(s)

  • DIOGO, Edson. Guia dos quadrinhos. Banco de dados e acervo de capas digitais de gibis publicados no Brasil. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/.
  • JUNIOR, Gonçalo. A guerra dos gibis: a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-1964. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Description

A primeira edição, com o nome de “Suplemento Infantil”, saiu em uma quarta-feira, era um encarte do jornal “A Nação”. A partir do n° 14, cria independência e adota o nome de “Suplemento Juvenil”.

ABNT reference of the work

AIZEN, Adolfo (org). SUPLEMENTO Juvenil. Rio de Janeiro, RJ: Grande Consórcio Suplementos Nacionais, 1934.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Suplemento_Juvenil

O Suplemento Juvenil (inicialmente Suplemento Infantil) foi uma revista em quadrinhos infanto-juvenil lançada em 1934 pelo pioneiro dos quadrinhos de aventura no Brasil, Adolfo Aizen.Foi a primeira publicação brasileira dedicada a quadrinhos de heróis e com personagens famosos das tiras de jornal norte-americanas como "Mandrake, o mágico", "Flash Gordon" (lançado em cores apenas dois meses depois do lançamento de suas pranchas dominicais), "Tarzan", além de o "Pato Donald" e vários outros que fizeram parte da "Era de Ouro dos Quadrinhos". Além dos quadrinhos era rico em textos infantis, históricos e contos. Seu sucesso foi imediato e com grande tiragem para aquela época. Com cerca de 200 mil exemplares liderou o mercado por bastante tempo até a chegada de seu maior concorrente, O Globo Juvenil do Roberto Marinho.



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"