Title: Gibi

Writer: anônimo ou sem identificação

Organizator: Roberto Marinho


Information about the document

Source(s)

  • DIOGO, Edson. Guia dos quadrinhos. Banco de dados e acervo de capas digitais de gibis publicados no Brasil. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/.
  • JUNIOR, Gonçalo. A guerra dos gibis: a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-1964. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Description

Publicada pela editora do jornal "O Globo", de 1939 até 1950. O termo "Gibi", cujo sentido original é "moleque, negrinho", virou sinônimo de "revista de quadrinhos" em virtude da popularidade desta publicação. A partir do nº 1740 mudou o título para Novo Gibi.

Do nº 1798 em diante foi publicada pela Rio Gráfica Editora (RGE).

ABNT reference of the work

MARINHO, Roberto (org). GIBI. Rio de Janeiro, RJ; Porto Alegre, RS; São Paulo, SP: Editora GloboRio de Janeiro, RJ: Rio Gráfica e Editora LTDA, 1939.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gibi_(revista_em_quadrinhos)

Gibi, originalmente, foi o título de uma em revista em quadrinhos brasileira lançada em 1939, publicada pelo grupo Globo. O termo gibi significava ‘moleque’ ou ‘negrinho’, porém, com a popularização, tornou-se sinônimo de “revista em quadrinhos” no Brasil (ou revista de banda desenhada, em Portugal). Esse fenômeno gramatical é conhecido por metonímia. A revista Gibi era concorrente da revista Mirim, de Adolfo Aizen. Esse editor, futuro fundador da EBAL, foi o pioneiro dos quadrinhos publicados como suplemento de jornal no Brasil (ideia que retirara de uma viagem aos Estados Unidos), com o seu Suplemento Juvenil que acompanhava o jornal A Nação. Mais tarde, o jornal O Globo copiou a ideia e lançou um suplemento chamado O Globo Juvenil.O Gibi teve originalmente em suas páginas tiras diárias e pranchas dominicais contendo Charlie Chan, Brucutu, Ferdinando (Família Buscapé) e vários outros personagens das histórias em quadrinhos. Em 1974, a antiga Rio Gráfica Editora (atualmente conhecida como Editora Globo) teve a iniciativa de relançar nas bancas brasileiras a revista Gibi. Em outubro de 1993, a Editora Globo lançou outra revista com um título homônimo. A editora publicava periodicamente alguma revista com o título para não perder os direitos sobre ele.



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"